quarta-feira, agosto 17, 2005

Brasil - Chapada Diamantina: Trilha do Capão

Na Chapada Diamantina há trilhos de encanto infinito. (Há também links infindos. Um bom mapa dos locais de que falo está aqui.

Um bom exemplo é o Trilho do Capão. Para o fazer há que passar pela cidade de Palmeiras. Foi município importante, agora é cidade parada no tempo. Daí parte estradão de terra em direcção a Conceição dos Gatos, onde a passagem de um grupo numeroso de caminhantes de diversas idades, para o “maduro” desperta alguma curiosidade, sempre tímida.
Dona França e o seu marido deixam-se fotografar, de bom grado, à porta e à janela da sua casa.

A trilha segue quase sempre em planalto onde se chega depois de subida difícil e pedregosa, penosa pois o calor aperta.



No meio de coisa nenhuma, os encontros com os muleteiros, directamente saídos de novela histórica. São a versão local dos antigos almocreves que, em mulas ou simples burritos, transportam pelo serrado, os gerais ou o sertão, as mais variadas coisas.


Muita da caminhada faz-se entre o Morrão, bem imponente, e a vista impressionante do sistema de morros do Pai Inácio.

Vegetação com arbustos floridos, com o aparecimento ocasional de orquídeas e da Sempre Viva, planta que foi endémica e está em vias de extinção pela sua procura para “arranjos decorativos”.





Por todo o lado, os ninhos de cupim, no chão, nas árvores vivas ou secas, parecendo enormes melancias amarelas e de casca alvéolada.

Parte do caminho era impressionante, mas houve trechos entre vegetação alta e chão esburacado que não dava para mais do que ver onde se punham os pés. O programa terminou com a subida ao Morro do Pai Inácio, que encerra lendas ... que depois se contarão.